Imigração Alemã > Publicações > História de Linha Nova 1847 - 1945



História de Linha Nova 1847 - 1945

Sétimo livro de Felipe Kuhn Braun – História de Linha Nova 1847 - 1945

Em agosto desse ano o jornalista e escritor hamburguense, Felipe Kuhn Braun publicou seu sétimo livro, intitulado: História de Linha Nova 1847 – 1945. Felipe registrou parte da história dessa que é a terceira menor cidade do Rio Grande do Sul (em número de habitantes), localizada no Vale do Caí e que foi o berço da produção de cerveja no sul do Brasil, terra onde o protestantismo (dos seguidores de Martinho Lutero) ganhou força e onde se estabeleceram várias famílias que depois fizeram parte do movimento religioso “Mucker”.

Na localidade de Linha Nova passaram vários dos primeiros pastores da Igreja Evangélica proveniente da Alemanha (IECLB), Braun também publicou fotos antigas desses primeiros párocos, relatos dos mesmos e os interessantes dados registrados por eles até o início do século XX. O escritor também revela detalhes sobre os seguidores dos Mucker, muitos dos quais foram mortos ou perseguidos, alguns viveram como fugitivos por anos e se estabeleceram no Vale do Taquari.

Felipe descreveu parte do processo de industrialização no Vale do Caí e escreveu sobre o primeiro cervejeiro do Estado, Georg Heinrich Ritter e sua família, que também se dedicou nessa área por várias décadas, construindo uma grande cervejaria na cidade de Porto Alegre, que mais tarde deu lugar a cervejaria Brahma. O escritor também publicou material sobre as noivas de preto de Linha Nova, o hábito dos moradores da região (na época) de fotografar os mortos e sobre a simbologia esculpida nas lápides do velho cemitério dos imigrantes, localizado no centro histórico dessa cidade.

A obra, publicada pela Editora Oikos de São Lepoldo, conta com 152 páginas e 85 fotografias antigas, além de cartas, documentos antigos, desenhos e pinturas dos primeiros moradores e seus descendentes. No livro Braun também listou as primeiras famílias estabelecidas em Linha Nova, com seus locais de proveniência da Alemanha, datas e informações sobre seus integrantes.